-
Arquitetos: 2b architectes, nb.arch
- Ano: 2007
Descrição enviada pela equipe de projeto. A impressão causada pelo novo edifício de escritórios da prefeitura de Corpataux é fascinante e irritante ao mesmo tempo. Por um lado, há a forma quase arquetípica de uma casa com telhado de duas águas, enquanto que o outro é enobrecido por sua envolvente, que consta de uma incrustação cuidadosamente escalonada de pedras.
A pedra utilizada faz pensar numa antiga pedreira próxima e portanto também recorda a história do povo. Através de sua localização inteligente, este edifício público cria uma nova praça para os cidadãos. O simples aspecto exterior, com uma sequência tranquila de janelas reflete a organização clara e funcional do interior: uma área de circulação, escritório de administração local e uma grande sala de usos múltiplos no térreo; vestiários e salas de reunião para as associações locais no subsolo.
Um uso inteligente do contraste entre a luz e a obscuridade distingue a área de circulação da sala principal, protagonista do edifício. O conceito de "um edifício dentro de um edifício" reforça a impressão feita por este espaço agradável e autônomo. Suas paredes escuras se fazem mais dinâmicas através de uma sequência densa de persianas de madeira que se estendem de forma linear desde o solo até o contorno imediato da cobertura inclinada. No geral, este edifício manobra seu caminho entre o cotidiano e o extraordinário, e é particularmente fascinante pois aqui o normal está formulado de uma maneira especial, tanto interna como externamente.